Se você é investidor experiente ou está querendo começar a investir, já percebeu que existem diversos termos, conceitos e índices que fazem parte do mercado financeiro. Um desses é o Non-Farm Payroll, um importante indicador econômico dos EUA. Você sabe o que é payroll?
Continue a leitura para entender como funciona um dos mais importantes relatórios da maior economia do mundo, que impacta as bolsas de todo o planeta.
Non-Farm Payroll, ou somente payroll, é um relatório detalhado sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos, que serve como um termômetro para saber como está a maior economia do mundo.
É importante saber o que é payroll pois as atividades que estão listadas nele representam cerca de 80% do PIB do país. Ele possui números sobre os empregos dos EUA, sem considerar as informações sobre a agropecuária, daí seu nome (em tradução livre, seria folha de pagamento não agrícola).
Também ficam de fora os números sobre organizações sem fins lucrativos, referentes a proprietários de empresas, trabalhos em domicílios particulares, autônomos e cargos militares.
O payroll é disponibilizado pelo BLS (Bureau of Labor Statistics), um órgão do governo estadunidense que faz a coleta e divulgação das estatísticas referentes ao mercado de trabalho do país.
O relatório é publicado toda primeira sexta-feira do mês, e é nessa data que investidores do mundo todo ficam atentos para acompanhar as informações, já que pode haver impacto na economia global.
Nele estão relatados os dados sobre as vagas de emprego criadas em diversos setores. Com mais empregos, mais pessoas receberão dinheiro e, consequentemente, mais compras elas farão, o que aquece o mercado.
Também ficam disponíveis os números referentes ao ganho médio por hora trabalhada, a taxa de desemprego e como está a balança comercial do país. Um volume monetário positivo representa que os EUA venderam mais do que compraram.
Você já sabe o que é payroll, então é hora de saber como acompanhar esse índice tão importante. Como já te informamos, ele é divulgado toda primeira sexta-feira do mês pela BLS e os dados referente ao período (mês a mês) e também o histórico ficam disponibilizados no site do órgão.
O bom investidor, mesmo que iniciante, além de saber o que é payroll, deve compreender a sua importância. Por se tratar de um relatório com dados que compõem 80% do PIB dos EUA, ele pode impactar diretamente a economia do mundo todo.
As informações referentes aos empregos do país norte-americano podem causar aumento na volatilidade no mercado, já que, com resultados positivos, o dólar tende a se valorizar mais em relação às moedas dos outros países.
Os números também podem impactar as ações estadunidenses, fundos de investimento do país e até mesmo as taxas de juros. Com um mercado mais aquecido, o governo pode aumentar os juros para conseguir controlar a inflação. O contrário também ocorre, com diminuição da taxa para aumentar o volume de compras da população.
Hoje nós vivemos em um mundo globalizado e quem investe deve estar por dentro do mercado nacional e internacional. Saber o que é payroll e acompanhá-lo deve fazer parte da rotina de um investidor, já que se tratam de dados da maior economia do mundo.
Neste texto falamos de um indicador econômico relevante para o mercado internacional, mas você também precisa estar por dentro dos dados brasileiros. Leia nosso artigo sobre o Índice IGP-M e entenda como ele pode impactar suas aplicações.
Lorem ipsum dolor sit amet
O Índice Geral de Preços do Mercado é um importante indicador econômico, que serve de base para reajustes nas tarifas de diversos serviços e produtos, como aluguel, plano de saúde […]
A taxa básica de juros do Brasil é usada para controlar os preços e a inflação do país, impactando diretamente todas as outras tarifas de juros do país, o que […]
Estar atento às atualizações do mercado financeiro é extremamente importante quando se tem o interesse em investir corretamente. Isso porque grande parte dos investimentos tem sua rentabilidade afetada, de acordo […]