Voltar para o ínicio
Selic Meta e Selic Over - Selic Over e Selic Meta - Taxa Selic - O que é Taxa Selic - Tipos de Taxa Selic

Como a Selic Meta e Selic Over influenciam os investimentos

  • Educação FinanceiraÍndices Econômicos
  • 10, agosto 2022
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

A taxa básica de juros do Brasil é usada para controlar os preços e a inflação do país, impactando diretamente todas as outras tarifas de juros do país, o que afeta quanto será pago em um empréstimo ou quanto haverá de retorno em um investimento.

Nos últimos tempos vêm se falando cada vez mais sobre a taxa básica de juros, visto que o cenário econômico do Brasil – e do mundo – tem sofrido diversas oscilações em virtudes dos mais variados motivos, como política, pandemia, guerra, entre outros.

Existem dois tipos de taxas, a Selic Meta e Selic Over, sendo preciso entender a diferença entre elas para saber o impacto que isso poderá ter no seu bolso. A que ouvimos falar frequentemente nos jornais e sites é a Meta, definida pelo Copom do Banco Central a cada 45 dias.

Cada instituição pode operar com suas próprias taxas de juros, mas respeitando a meta estipulada pelo Bacen. Neste texto, iremos te explicar a diferença entre elas e para que servem, assim, você poderá entender como os índices poderão afetar seu investimento.

O que é Selic Over?

De forma resumida, a Selic Over é o número real praticado no mercado financeiro, sendo executado e calculado na prática. Além disso, ela também é uma média de todas as operações que utilizam a Selic como parâmetro. Todos os valores que são praticados pelos bancos são calculados e sua média resulta na taxa da Selic Over. 

Sendo assim, quando um banco realiza um empréstimo diário com outra instituição financeira, eles fazem o lastreamento das operações utilizando títulos públicos. Isso significa que as instituições utilizam os ativos que possuem reserva como uma garantia pelo pagamento do crédito. 

O que é Selic Meta?

Como falamos acima, a taxa Selic é definida periodicamente. Diversos fatores são levados em conta na hora de chegar ao número final, como cenário político, econômico e até taxa de desemprego. Ela é usada para controlar a inflação do país.

Quanto mais alta a inflação, maior será a Selic. Com juros mais altos, fica mais caro para o consumidor realizar um empréstimo no banco, por exemplo, o que tende a diminuir a circulação de dinheiro, consequentemente diminuindo a pressão sobre a alta dos preços.

Sendo assim, Selic Meta e Selic Over estão, obviamente, interligadas, mas a primeira é apenas uma referência para as demais taxas de juros do país e a segunda é o que de fato ocorre nas transações financeiras.

Para que serve a Selic Meta e Selic Over?

O Banco Central utiliza a Selic como uma estratégia para controlar o aumento dos preços, afetando empréstimos, financiamentos e até investimentos. A cada 45 dias há uma reunião para fazer uma análise do cenário atual e definir o novo número.

Como elas podem afetar os investimentos?

Como a taxa Selic é a taxa básica de juros, ela acaba impactando também os investimentos. Ou seja, Selic Meta e Selic Over contribuirão para o maior ou menor rendimento das suas aplicações.

Os títulos em renda fixa, como títulos públicos, CDB’s, CDI’s e Letras de Crédito, por exemplo, tendem a render mais com uma taxa Selic mais elevada. Consequentemente, poderá não ser uma boa opção com um índice muito baixo.

No caso dos Certificados de Depósitos Bancários, a taxa CDI é estipulada com base nos juros de fato aplicados, ou seja, a Selic Over, por isso os indexadores sempre são bem parecidos. Quanto maior a Selic, maior o CDI, ou seja, mais rentabilidade.

É importante para o investidor pesquisar e entender bem sobre a aplicação que irá realizar, quais as condições, os riscos e se aquele investimento se enquadra com o perfil indicado, para não restar dúvidas no momento de comprar um título.

Viu só como Selic Meta e Selic Over são essenciais para saber se um investimento irá render bem e também ter um parâmetro dos preços de mercado? A taxa básica de juros deve ser acompanhada de perto para realizar melhores análises na hora de se investir.
Para te ajudar ainda mais ao analisar as oportunidades, saiba como calcular a rentabilidade em investimentos de renda fixa.

Artigos semelhantes

Lorem ipsum dolor sit amet