O receio de perder dinheiro é um dos principais fatores que impedem algumas pessoas de realizar investimentos, mas saiba que não é preciso ter medo de investir. Mesmo que pareça algo difícil, com bastante estudo é possível se sentir seguro para entrar de vez no mercado financeiro.
Continue a leitura para entender o motivo das pessoas terem receio de fazer aportes, como perdê-lo e também algumas dicas de como começar a investir.
O medo de investir está relacionado ao fato de que nós, muitas vezes, temos apreensão quanto ao desconhecido. Estar na zona de conforto é muito mais fácil do que se arriscar em algo novo.
E o mercado financeiro, por mais que seja um assunto cada vez mais recorrente, é algo que não temos tanta familiaridade, já que não se tem, por exemplo, educação financeira no currículo das escolas do país.
Justamente por esse fato, algumas pessoas podem achar que a chance de perder dinheiro não vale o risco, o famoso ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, mas saiba que o mundo do investimento é um ótimo caminho para se obter a tão sonhada independência financeira.
Uma das formas de se perder o medo de investir é conhecendo esse universo. Afinal, quando a gente entende sobre algo, a chance de não termos apreensão em fazê-lo é maior, pois não existirá mais o receio do desconhecido.
Muitas pessoas acham que investir é algo para quem tem uma renda maior, para uma pessoa rica, que tem segurança financeira, mas saiba que com pouco dinheiro é possível começar a realizar aportes no mercado financeiro. Existem opções de aporte a partir de R$ 1.
Um dos pilares para perder o medo de investir é o conhecimento. Sabemos que existem diversos termos, siglas e opções de investimento, por isso, é importante que você estude cada detalhe, para que não lhe reste dúvidas e você se sinta mais seguro para aplicar seu dinheiro.
Para perder o medo de investir é necessário que você saia da sua zona de conforto e aqui vão algumas dicas para você começar:
Pode ser que no começo você ache que seu dinheiro não está rendendo, é normal que a gente queira a maior rentabilidade logo de cara, mas calma, que o mercado financeiro não funciona assim.
Além disso, é muito importante que você conheça seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado), que define o quão disposto a correr riscos em busca de melhores rendimentos você está.
Conhecendo seu perfil, você deve escolher os investimentos que se encaixem com ele e também com seus objetivos pessoais, levando em consideração a duração da aplicação, que é o tempo que seu dinheiro ficará investido.
É normal ter medo de investir, principalmente para quem está querendo começar, já que o desconhecido pode nos espantar, mas é com o conhecimento adquirido com aprendizado contínuo, que você conseguirá começar a trilhar rumo à independência financeira.