Você sabe o que é rating de crédito? É normal surgirem alguns termos que você não entenda muito bem o significado, caso esteja começando a pesquisar por assuntos do mercado financeiro.
Basicamente, ele é uma classificação de risco de crédito e essa avaliação é muito importante tanto para as empresas, quanto para os investidores. No universo dos investimentos, ele descreve como uma instituição é classificada conforme o risco que representa ao mercado e qual é a sua capacidade de honrar as dívidas assumidas.
Esse tema pode parecer bastante complexo para quem está começando a estudar, por isso, a BPD preparou um texto para você aprender sobre o que é rating. Confira.
O rating de crédito é uma espécie de “nota” que um país ou empresa recebe, indicando aos investidores o nível de comprometimento dessas entidades, em relação ao cumprimento com suas obrigações financeiras.
Quanto melhor o rating, maior a sua capacidade de honrar dívidas, e menor o risco para o investidor. Essa avaliação é realizada por uma agência de classificação de risco e deve ser feita de tempos em tempos, já que a situação do mercado e do emissor podem oscilar, desta forma, a nota estará sempre atualizada.
Vamos entender como a avaliação do rating funciona? Essa atribuição leva em conta diversas variações, a fim de definir o nível de risco de inadimplência do agente financeiro.
Para ser avaliado, precisam ser estudados os aspectos sociais, econômicos e políticos e as características da própria empresa, banco ou país, para se estabelecer a classificação do risco.
A fim de garantir que as avaliações não tenham informações discrepantes, o rating não deverá ser feito por qualquer pessoa. Atualmente, você encontra agências especializadas que atuam avaliando esses riscos das instituições e títulos.
Para classificar um agente econômico, cada uma delas trabalha a fim de definir uma nota a partir de uma ampla análise, que considera os fatores quantitativos e qualitativos.
Agora que você já sabe como funciona a avaliação, que tal entender quais são os dois tipos de rating utilizados na hora de avaliar? Cada um tem uma definição clara que o investidor precisa entender para saber interpretar os relatórios de análise.
Esse tipo é uma classificação binária, que vem sendo utilizada a fim de organizar a escala de notas, para orientar o investidor a tomar decisões. Essas notas são divididas entre grau especulativo e de investimento.
No grau especulativo, tem aqueles agentes econômicos que representam maior risco de crédito, já no segundo grupo, contém as empresas de menor risco, que são as mais recomendadas.
Já esse modelo é outra maneira de classificar as instituições que usam uma pluralidade de scores, a fim de definir o nível de risco de uma empresa, banco ou país.
No caso do rating por nota, a escala também tem uma correspondência por grau especulativo e de investimento, o que gera mais detalhes sobre a situação de um agente econômico.
Existem três tradicionais agências globais de classificação de risco, conhecidas no mercado de investimento como big three. Em geral, o rating é classificado em letras, que vão de “AAA” (melhor avaliação) a “D” (pior avaliação), mas há uma variação em como cada agência trabalha, veja abaixo:
S&P Global: seu rating vai de “AAA” a “D”. A agência também utiliza “NR” (Not Rated) para classificar empresas que não foram avaliadas;
Fitch Ratings: classificação de “AAA” a “D”, utilizando “NR” para empresas não avaliadas;
Moody’s: a companhia realiza classificações de curto e longo prazo, no segundo, utilizando uma escala própria:
O rating é a maneira mais tradicional de avaliar qual o risco de crédito e deve ser um critério de análise na hora de investir, seja em renda variável, em operações de compra e venda de ações na bolsa de valores ou em títulos emitidos por países ou empresas.
Se você deseja manter-se informado sobre o mercado financeiro, leia nosso texto e Saiba como funciona o investimento de LCA.
Lorem ipsum dolor sit amet
O orçamento familiar é uma ferramenta financeira que permite às famílias controlarem seus gastos e economizar dinheiro. Com um orçamento é possível equilibrar as receitas e as despesas mensais, evitando […]
O CDI é uma das siglas mais famosas e importantes do mercado financeiro, principalmente para quem investe em renda fixa. Por isso, é necessário entender o que essa sigla significa, […]
Se tornar estável financeiramente é algo que muitas pessoas desejam alcançar. Para conseguir chegar lá, é preciso tomar diversos cuidados para garantir uma boa saúde financeira. Gastos excessivos e desnecessários […]