Voltar para o ínicio
planejamento financeiro familiar - planejamento financeiro - criança pode investir - com quantos anos pode começar a investir

Planejamento Financeiro Familiar: Saiba como investir para o futuro dos filhos

  • Educação Financeira
  • 22, junho 2022
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

Se planejar financeiramente requer muito empenho quando falamos de algo individual. Ao expandir para o âmbito familiar, o esforço se torna maior ainda, já que envolve controlar os gastos de várias pessoas. Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco sobre planejamento financeiro familiar e como ele pode ser de suma importância para a organização de receitas e despesas, definição e atingimento de metas. Boa leitura.

O que é planejamento financeiro familiar?

Planejamento financeiro familiar nada mais é do que controlar todo o dinheiro que entra e sai da sua conta, ajudando na redução de gastos irrelevantes e gerando uma economia que pode ser utilizada para a realização de alguns objetivos.

Com essa organização, você saberá detalhadamente como anda a saúde financeira da sua família, além de poder se planejar de forma mais segura para alguma meta em específico, como uma viagem, compra de imóvel, veículo próprio ou o futuro dos filhos.

Como fazer um bom planejamento?

Existem algumas dicas simples e que podem fazer toda a diferença na hora de fazer um planejamento financeiro familiar bem sucedido. A primeira delas é engajar os membros da família para fazer parte disso.

Não adianta apenas uma pessoa da casa se dispor a realizar um controle financeiro, se os demais continuam fazendo gastos desnecessários e não economizando. É importante que todos contribuam.

A segunda dica é registrar todos os ganhos e gastos. Você pode fazer isso por meio de um aplicativo de controle financeiro ou montando uma planilha, desta forma, visualizará de forma rápida o destino do seu dinheiro.

Outro conselho é negociar suas dívidas (caso tenha) e não criar novas. Quanto menos débitos você tiver, maior poderá ser o valor da sua economia. Vale negociar com seu credor, caso algumas dessas dívidas tenham juros muito elevados.

Seguindo com as dicas, é hora de definir os objetivos, separando-os entre curto, médio e longo prazos. Assim, poderá direcionar melhor as economias para cada meta, sem afetar as demais. É importante que haja um alinhamento entre todos os envolvidos, para garantir que todos sejam atingidos.

A última dica e não menos importante é investir. Não basta só realizar um bom planejamento financeiro, é preciso lucrar. Uma forma de fazer isso é aplicando o dinheiro das economias, confira algumas dicas de investimento na sequência do texto.

Investir em renda fixa: Vale a pena?

Os títulos de renda fixa podem ser os mais seguros, já que possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de até R$ 250 mil por CPF e Instituição Financeira. Nesse tipo de investimento você já saberá qual será o rendimento antes mesmo de comprar o papel.

Uma boa dica para aplicação são os títulos em CDB (Crédito de Depósito Bancário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), em que você empresta seu dinheiro a alguma empresa ou instituição financeira e, no futuro, o recebe de volta, acrescido de juros.

Aqui na BPD você pode começar a investir em títulos de renda fixa com apenas R$ 100, aplicando em opções de LCA e CDB prefixados ou pós-fixados, sendo ótimas escolhas para garantir uma receita para o futuro dos filhos.

Dicas de como investir de forma segura

Um bom planejamento financeiro familiar visa trazer segurança monetária, por isso, é preciso que você escolha os investimentos certos na hora de aplicar seu dinheiro. Opte por títulos que sejam rentáveis, seguros e que estejam de acordo com os objetivos da família.

É importante que você estude sobre o mercado financeiro, já que são muitos detalhes envolvidos numa negociação, dessa forma, você não será pego de surpresa com a tributação que o título pode ter, no vencimento dos papéis ou ao realizar uma retirada antecipada.

Um bom planejamento financeiro familiar pode ter um retorno ainda maior quando bem realizado e com a participação de todos. No começo pode parecer difícil, mas você perceberá que as vantagens são enormes. Siga as dicas da BPD e garanta o futuro da sua família.

Agora que você já aprendeu a se planejar financeiramente, saiba onde investir em títulos de renda fixa com pouco dinheiro.

Artigos semelhantes

Lorem ipsum dolor sit amet