Voltar para o ínicio

Investir na bolsa de valores é seguro?

  • Educação FinanceiraÍndices EconômicosProdutos
  • 24, dezembro 2020
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

Para fugir da ideia popular de que o mercado de ações funciona à base de sorte ou azar, é importante se aprofundar no tema e escolher a aplicação que poderá oferecer os melhores rendimentos, de acordo com o seu perfil e objetivos. 

Essa atitude reduz, e muito, os riscos que você pode encontrar na sua jornada enquanto investidor. E isso vale também para a bolsa de valores. A segurança de investir na bolsa está mais relacionada ao que você almeja com o investimento, do que qualquer outro fator. 

Compreender como o mercado de ações se comporta em curto e longo prazo e relacionar isso à sua realidade torna essa opção menos instável e arriscada do que ela aparenta ser. 

Pensando em desmistificar a bolsa de valores, desenvolvemos um guia para minimizar riscos, se você optar por investir nesse segmento. Ao finalizar a leitura, você terá compreendido todas as boas práticas para obter rentabilidade nos seus investimentos! 

O que é a bolsa de valores?

Diferente do que se pensa, a bolsa de valores, hoje, não opera como antigamente ou como nos filmes, onde várias pessoas ficavam aglomeradas em uma grande sala, com várias telas mostrando as ações sendo negociadas aos gritos. Com a tecnologia, o mercado de ações tornou-se totalmente digital e seguro. 

Hoje, quem deseja investir na bolsa de valores precisa abrir uma conta junto a uma corretora de investimentos. Estas, são empresas especializadas que distribuem as ofertas de ações, títulos ou fundos. Tudo online. Além disso, são responsáveis por fazer o intermédio das negociações entre os investidores, empresas e a bolsa.

Na prática, a bolsa de valores consiste em duas formas de negociação: mercado primário e mercado secundário. Entenda, a seguir, como funciona cada um deles, para evitar dúvidas na hora de escolher a forma como deseja realizar as suas aplicações.

Mercado primário

Nesse modelo, empresas que estão em busca de expandir os seus negócios optam por abrir o capital social na bolsa de valores. Em seguida, listam as ações disponíveis e contam com as corretoras para oferecer os títulos a investidores. Esse movimento é configurado como mercado primário. A partir disso, é estabelecida uma relação de oferta e demanda por estas ações.

Mercado secundário

Em um cenário de dúvida, acerca de uma ação que tenha adquirido, um investidor pode vendê-la. Isso acontece nos casos em que há a chance de o preço das ações cair ou porque o investidor precisa do dinheiro. Por outro lado, o comprador opta por adquirir a ação mais barata, esperando que ela seja valorizada.

O investidor primário, que decide vender sua ação, registra a ordem de venda das suas ações na corretora com o valor que pretende obter. Automaticamente, o sistema repassa a ordem para a bolsa de valores.

O segundo investidor, que deseja comprar a ação, comunica o interesse no investimento com o preço que deseja pagar. Se as duas propostas chegarem à bolsa com o mesmo valor, a venda é fechada.

Como minimizar riscos ao investir na bolsa?

As dicas a seguir, foram elencadas com o objetivo de demonstrar como é possível investir na bolsa e obter alta lucratividade. Acompanhe:

Diversifique os investimentos

Nós já falamos, aqui no nosso blog, o quão benéfico é variar a sua carteira de investimentos. E não é diferente com a bolsa de valores. Distribuir as suas aplicações em diferentes empresas, pode garantir a segurança do seu patrimônio. Procure instituições de diferentes segmentos do mercado. Apostar em variados setores é igualmente positivo, pois você evita que o investimento seja afetado pela baixa de uma área específica.

Invista em empresas sólidas

Pode parecer óbvio, mas muitos investidores pecam ao adquirir ações mais baratas de empresas inseguras. Priorize negócios que apresentem resultados consistentes ao longo dos anos. Além disso, assegure-se de que a empresa atue com políticas de proteção e apoio aos sócios minoritários.

Tenha uma metodologia

Ainda que você seja um investidor iniciante, desenvolver uma metodologia será útil para analisar as ações, tornando-o mais seletivo na escolha das melhores empresas para investir. Uma dica é analisar o histórico de preço, nível de compra e valorização das ações, para projetar uma tendência em médio e curto prazo. Leia sobre a bolsa de valores e investimentos no geral, a fim de manter-se atualizado e obter uma avaliação mais crítica acerca dos cenários que você vai encontrar.

Tenha cuidado na hora de especular

Ao comprar uma ação e vendê-la logo em seguida por um preço maior, é especular. Ainda que essa prática ofereça benefícios, é preciso tomar alguns cuidados na hora de exercê-la. Conheça o mercado e a melhor forma de especular, busque informações ou consulte o seu corretor para que você não saia no prejuízo e nem tenha que pagar altas taxas referente às transações.

Tenha um objetivo

Segure a emoção. Você pode perder dinheiro facilmente se não traçar bem os seus objetivos antes de investir. Tenha pulso firme para aguentar as variações do mercado e não deixe ser levado pelo lado emocional. Além disso, avalie com calma se realmente a bolsa de valores está de acordo com o que você almeja com um investimento. Entenda qual é o melhor investimento aqui

Gostou de saber mais sobre como minimizar os riscos ao investir na bolsa de valores? Não esqueça de sempre se manter atualizado, buscar se auto conhecer como investidor e avaliar o investimento que mais faz sentido com os seus objetivos!

Artigos semelhantes

Lorem ipsum dolor sit amet