Voltar para o ínicio
renda passiva - o que é renda passiva - renda passiva e renda ativa - renda ativa ou renda passiva - como funciona a renda passiva

Como ter independência financeira com a renda passiva

  • Educação Financeira
  • 11, janeiro 2023
  • 2 min de leitura
Navegue por tópicos

O sonho de qualquer pessoa é conquistar a tão sonhada independência financeira. Isso é feito por meio da obtenção de renda ativa e renda passiva, duas formas que possibilitam o acúmulo e aumento de patrimônio.

Você sabe o que é renda passiva? Neste texto você saberá o que é, além da diferença entre ela e a renda ativa. Também te mostraremos os tipos de renda passiva e os melhores investimentos para ter rentabilidade.

Boa leitura!

O que é renda passiva?

Uma renda passiva nada mais é do que a obtenção de recursos sem a necessidade real de exercer uma atividade. Ou seja, você não precisa trabalhar para ganhar capital. O dinheiro trabalha por você e não o contrário.

Exemplificando, imagine que você aplicou um dinheiro na poupança e o dinheiro advindo dos juros seja utilizado para pagar suas contas. Isso é uma renda passiva. Você não precisou gastar seu tempo fazendo algo em troca de dinheiro, apenas esperou ele render.

Qual a diferença da renda passiva e ativa?

Como você viu no tópico anterior, esse tipo de renda ocorre quando não há a necessidade de se esforçar para obter um capital. No caso da renda ativa, o contrário acontece. É preciso que você trabalhe para que o dinheiro caia na sua conta.

Os exemplos de renda ativa podem ser salário (obtido após um determinado período em que você trabalhou), serviço autônomo (em que sua renda é obtida por meio de prestação de serviços ou venda de algum produto), dentre outros.

Tipos de renda passiva

O aluguel de imóveis pode ser um dos meios mais utilizados de se obter uma renda passiva, já que o valor que o locatário passar para sua conta será obtido sem nenhum esforço da sua parte. Porém, é preciso saber que imóveis são caros e você precisará desembolsar uma grana para comprar um.

Também é possível obter uma renda passiva por meio dos royalties, advindos dos direitos autorais de obras literárias, músicas, roteiros de séries, novelas e filmes, entre outros. Mas, sem dúvida, os investimentos são os que mais oferecem opções para você. Confira abaixo.

Melhores investimentos 

Com um bom planejamento financeiro, você consegue destinar parte da sua renda ativa para investir e obter ainda mais capital. As melhores opções de investimento são:

  • Fundos Imobiliários: nesta categoria, você compra cotas de um fundo coletivo de imóveis, e recebe uma parcela dos lucros obtidos, de acordo com a porcentagem que você adquiriu;
  • Dividendos: Os dividendos correspondem ao recebimento de parte dos lucros de uma empresa, quem os recebe são os acionistas;
  • Tesouro Direto: é uma ótima opção para quem quer segurança e quer investir com pouco, já que os valores iniciais de aplicação são baixos e você está “emprestando” seu dinheiro ao Governo Federal. Existem alguns títulos com opção prefixada e também que acompanham alguns índices financeiros, como IPCA ou a Selic. É possível encontrar opções com recebimento da rentabilidade de forma semestral e não apenas no vencimento;
  • Títulos de Renda Fixa: Aqui os juros compostos se transformam na renda passiva. Nesse tipo de aplicação, ocorre os juros sobre juros, em que a rentabilidade aumenta exponencialmente. Quanto maior o período que você deixar o valor aplicado, maior será o retorno;

A renda passiva é um ótimo meio para se obter a tão sonhada independência financeira, mas é preciso equilíbrio, usando também a renda ativa. Escolhendo os investimentos certos, seguindo seu perfil de investidor e seu planejamento financeiro, seus objetivos serão alcançados mais rapidamente.

Se interessou e quer começar a aplicar seu dinheiro? Confira 3 dicas para escolher um aplicativo de investimentos.

 

 

Artigos semelhantes

Lorem ipsum dolor sit amet