Viajar proporciona momentos inesquecíveis, seja em família, com amigos ou até mesmo sozinho, sair um pouco da rotina, conhecer novos lugares ou simplesmente relaxar, é algo que todo mundo deseja.
Muitas pessoas podem ver a viagem como algo difícil de se fazer, por isso, nesse texto vamos te ensinar a como se planejar financeiramente para tirar seus planos do papel e curtir seu passeio sem muitas preocupações. Boa leitura!
Fazer um planejamento, indiferente do objetivo final, é essencial para evitar surpresas. Por isso, ao viajar, essa preparação começa muito antes do embarque, com muita organização financeira.
Algumas pessoas podem encontrar dificuldades em se organizar financeiramente, mas saiba que essa gestão é muito importante para te ajudar na preparação para sua viagem.
O primeiro passo para quem deseja aprender a como se planejar financeiramente é anotar qual sua renda mensal e todas as despesas, mesmo que sejam as mais simples, com isso, você conseguirá identificar com o que mais gasta e também algumas coisas que podem ser cortadas.
Por exemplo, se você tem o costume de fazer refeições fora de casa, pode começar a fazer sua própria comida e levar uma marmita para o trabalho, além de substituir os seus gastos com táxi ou carro por aplicativo, pelo transporte público ou por caminhadas.
Fazendo esses cortes de custos não prioritários, você poderá poupar uma boa grana para sua viagem. Outra dica para ganhar um dinheiro extra é realizando um trabalho que possa ser feito durante seu tempo livre, como um freela.
Para que você obtenha rendimentos melhores, vale a pena aplicar essa economia. Hoje há diversas alternativas seguras e que possuem rendimento superior à poupança, como os investimentos de renda fixa.
A pesquisa sobre o local que você irá viajar é uma parte essencial na organização, desta forma, você não terá surpresas durante o passeio. Quanto mais informações você souber do seu destino, menos riscos você terá.
Defina o local com base na sua meta de gastos, após a decisão, decida quantos dias a viagem irá durar, como será a alimentação, quais lugares irá conhecer, os transportes que irá utilizar e defina até sobre os presentes que irá comprar.
A pesquisa é um ponto chave para você saber como se planejar financeiramente, justamente por conta de ser por meio dela que você irá se basear na hora de planejar os seus gastos da viagem.
Vale lembrar que nesta etapa você também deverá decidir sobre a forma que irá levar o dinheiro. Caso a viagem seja para fora do Brasil, faça uma pesquisa sobre o câmbio do país que irá desembarcar.
Você já sabe para onde vai e quanto terá disponível para gastar. Agora é hora de definir como esse dinheiro será gasto, para que você não volte da viagem no vermelho.
Faça uma lista de tudo que você deseja fazer ou comprar durante a viagem, deixando na parte de cima as coisas mais importantes. Por meio dela você terá os passeios ou aquisições mais irrelevantes e poderá cortá-los caso estoure os gastos.
Por mais que você tenha pesquisado os valores do destino do passeio, esses custos muitas vezes podem ser diferentes na hora de pagar. Além disso, também podem surgir imprevistos.
Você pode decidir comprar algum souvenir para si mesmo ou para algum conhecido, que não estava planejado ou até mesmo querer fazer uma refeição/atividade mais cara do que o previsto. Enfim, para evitar perrengues, é sempre bom ter um dinheiro sobrando.
Durante sua estadia, anote todos os gastos, até mesmo aqueles mais pequenos. Desta forma, você poderá ter uma noção de quanto está desembolsando e se está sobrando algo para gastar em outras coisas.
Caso você tenha gasto em um passeio ou atividade menos do que planejou, poderá utilizar essa “sobra” para fazer outra coisa, como comprar uma lembrancinha a mais. O importante é saber como está o seu dinheiro durante toda a viagem.
Parece tudo muito difícil, né? Mas fica tranquilo! Basta se organizar direitinho que não haverá nenhuma preocupação além de saber qual horário do seu jantar em um restaurante chique ou da entrada no museu.
Você pode usar planilhas ou aplicativos de controle de gastos para que o planejamento fique ainda mais fácil. E saiba que, a cada viagem, você terá uma precisão maior de quanto realmente irá gastar.
Agora que você aprendeu a como se planejar financeiramente, conheça 6 dicas de investimento para iniciantes, que ajudarão a sua economia a render mais.
Lorem ipsum dolor sit amet
O orçamento familiar é uma ferramenta financeira que permite às famílias controlarem seus gastos e economizar dinheiro. Com um orçamento é possível equilibrar as receitas e as despesas mensais, evitando […]
O CDI é uma das siglas mais famosas e importantes do mercado financeiro, principalmente para quem investe em renda fixa. Por isso, é necessário entender o que essa sigla significa, […]
Se tornar estável financeiramente é algo que muitas pessoas desejam alcançar. Para conseguir chegar lá, é preciso tomar diversos cuidados para garantir uma boa saúde financeira. Gastos excessivos e desnecessários […]