Voltar para o ínicio
Como identificar o seu perfil de investidor?

Como identificar o seu perfil de investidor?

  • Educação Financeira
  • 24, fevereiro 2021
  • 4 min de leitura
Navegue por tópicos

Atualmente, existem diversos tipos de aplicações financeiras, as quais oferecem diferentes rentabilidades, em diferentes prazos. Ainda assim, essa variedade não é o único caminho para alcançar resultados satisfatórios com o investimento. Identificar o seu perfil de investidor é o primeiro passo para determinar qual aplicação se encaixa melhor com a sua personalidade, objetivos e metas. 

A opção pelo investimento é motivada por diversos fatores. Há investidores que pretendem viver dos lucros, outros buscam rendimentos para preparar a aposentadoria, guardar dinheiro para a faculdade dos filhos ou, simplesmente, captar recursos para viajar nas próximas férias. 

Observe que, no geral, cada um desses objetivos se encaixa em fases diferentes da vida, além de pretensões em curto, médio e longo prazo. Na prática, qual investimento atenderia da melhor forma os objetivos, com segurança e riscos que cada perfil pretende assumir? 

São essas perguntas que o perfil de investidor responderá. Além de evitar perdas, esse estudo evita frustrações e desistências ao longo da jornada de investimentos. Entendeu a importância? Então, para te ajudar a colocar em prática, elencamos as principais informações que você precisa saber. Olha só:

Por que você deve identificar o perfil de investidor?
Quais são os perfis de investidor? 

Por que você deve identificar o seu perfil de investidor? 

Também chamado de suitability, o perfil de investidor é fundamental para investir com inteligência e consciência. Ao identificar o seu perfil, que pode ir de mais conservador para mais arrojado, você terá o guia ideal para escolher o melhor tipo de investimento. 

Sendo assim, diferente do que se pensa, há ativos financeiros específicos para cada objetivo e metas. Num cenário em que um investidor opta por uma aplicação aleatória, é bem provável que haja perda de dinheiro, quebra de expectativas e desistência, antes mesmo de obter qualquer resultado satisfatório. 

O que realmente determina o seu perfil de investidor é como você reage à volatilidade do mercado, ou seja, à sensação de perda de dinheiro. Portanto, ao ser fiel ao seu perfil, você erra menos ao escolher um investimento, identificando qual a melhor forma de investir o seu dinheiro

Quais são os perfis de investidor

Oficialmente, existem três perfis de investidor: conservador, moderado e arrojado. Ao longo da leitura, você verá que os perfis são uma combinação entre a sua tolerância por correr riscos e o seu comportamento em relação ao mercado financeiro. Acompanhe:

Perfil Conservador – Baixo risco e menor rendimento

O perfil conservador é caracterizado pela prioridade à segurança, em relação aos rendimentos. O princípio de mercado é que, quanto menos risco você tiver, menor será o seu potencial de ganho, assim como o seu potencial de perda.

O principal objetivo de um investidor conservador é preservar seu patrimônio. Portanto, as melhores opções são aquelas que apresentam baixo risco, como é o caso dos produtos de renda fixa. Se você deseja montar a sua carteira de investimentos dentro do perfil conservador, estas são as melhores opções:

  • Certificados de Depósito Bancário (CDBs)
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
  • Tesouro Direto
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Fundos de Investimento em Renda Fixa de baixo risco

Na prática, há algumas situações que podem levar uma pessoa a ser caracterizada como conservadora:

  1. Está iniciando sua trajetória no mercado financeiro e nos investimentos, por isso, prefere ganhar experiência antes de arriscar em investimentos mais arrojados; 
  2. Já possui um patrimônio sólido, constituído ao longo dos anos, mas pretende aumentá-los sem riscos; 
  3. Tem metas com o investimento que dependem de um custo mais baixo e que podem ser alcançadas de médio a longo prazo, como as próximas férias, por exemplo. 
  4.  Tem baixa tolerância a correr riscos e evita volatilidade, sendo assim, prefere rendimentos menores do que a insegurança. 

Perfil Moderado – Equilibrado entre riscos e ganhos

Assim como sugere o nome, o perfil de investidor moderado tem determinada tolerância sobre correr riscos a longo prazo. Sendo assim, tende a analisar diversas opções, podendo escolher ativos mais arriscados. É comum, portanto, que um investidor moderado faça aportes tanto em produtos de renda fixa, quanto da renda variável. 

Versatilidade é um termo que define bem o investidor moderado. Esse perfil busca por uma carteira com opções seguras e mais arriscadas. Diferente do conservador, ele já possui certo conhecimento – vindo de prática ou pesquisas – sobre o mercado financeiro e busca rendimentos mais expressivos. Conhecimento que será importante para manter o equilíbrio entre risco e rentabilidade ao longo do tempo. 

Boas opções para o investidor moderado são compostas por:

  • Fundos de investimento de baixo e médio risco 
  • Fundos de previdência
  • Aplicações em renda fixa (CDB, LCA, LCI)
  • Tesouro Direto

Algumas metas que podem definir o investidor moderado:

  1. Tem o objetivo de juntar recursos para a faculdade dos filhos, mas não pode correr riscos com a renda atual, pois visa também garantir o bem estar da família no presente; 
  2. Optou por migrar do perfil conservador, com novas metas que dependem de rentabilidade mais expressiva, mas ainda valoriza a segurança diante dos riscos; 
  3.  Está perto de se aposentar e pretende levantar fundos rapidamente, sem colocar seu atual patrimônio frente a grandes riscos. 

Perfil Arrojado – Altos riscos, maiores investimentos

Bastante tolerante a riscos, o investidor arrojado entende a melhor dinâmica do mercado e julga ter propriedade e conhecimento suficiente para assumir possíveis perdas. Tende a realizar aportes em renda variável com mais tranquilidade, tendo ciência que perdas a curto prazo podem ser momentâneas, visto que seu foco principal é a lucratividade a longo prazo. 

No entanto, é preciso compreender que aceitar essas perdas ao longo do caminho não significa que os arrojados não possuam uma estratégia de investimento. Pelo contrário: o planejamento é o que possibilita ainda mais confiança para saber aproveitar variações diárias de preço. 

Para além dos planejamentos e estratégias, o investidor agressivo geralmente tem a estabilidade emocional a seu favor. Afinal, lidar com riscos diários em nome de sucessos a longo prazo demanda tranquilidade e foco. 

Investimentos ideias para investidores arrojados são compostos por: 

  • Renda variável (ações, derivativos, fundos de médio e alto risco, entre outros)
  • Renda fixa para proteção de carteira(CDB, LCA, LCI)

O que pode levar um investidor a ser arrojado: 

  1.  Está iniciando a carreira profissional e se sente seguro em arcar riscos, em prol de levantar recursos para planos de longo prazo, como: abrir o próprio negócio, aposentadoria, casa própria, entre outros. 
  2. Identificou que suas metas dependem de um maior rendimento e que não precisa se submeter a rentabilidades baixas de outros perfis em nome de segurança. 
  3.  Adquiriu experiência em outros perfis, tendo rendimentos seguros atualmente, mas pretende variar a carteira. 

Para conhecer mais sobre tipos de investimentos, visite o nosso blog!

Você se identificou com algum desses perfis? Seus objetivos e metas se assemelham a algum dos exemplos que trouxemos neste conteúdo? Se sim, considere começar a investir e fazer o seu dinheiro trabalhar para você e para a realização dos seus sonhos.

Na BPD, você pode começar a investir a partir de R$100, seja para montar ou diversificar sua carteira de investimentos. Abra a sua conta gratuita! 

Artigos semelhantes

Lorem ipsum dolor sit amet