Voltar para o ínicio

Como e onde investir o 13º salário?

  • Educação FinanceiraÍndices EconômicosProdutos
  • 21, dezembro 2020
  • 4 min de leitura
Navegue por tópicos

Para quem busca manter as finanças em dia, novembro e dezembro são os meses do ano em que a dúvida sobre o que fazer com o 13º salário aumenta, fazendo com que esse dinheiro seja mal investido, caso não haja objetivos claros para esse benefício.

Essa dúvida parte, muitas vezes, do desejo de não gastar a quantia recebida apenas para quitação de dívidas e pagamento de contas que chegam em janeiro. Muitas pessoas encaram o benefício como um dinheiro extra, que pode ser destinado a compras e gastos que não pôde realizar ao longo do ano. 

Somado a isso, culturalmente, o fim do ano é uma época que favorece o consumo não planejado, fazendo com que milhares de brasileiros usem o 13º em finalidades nada saudáveis para o bolso. Dessa forma, saber o que fazer com o 13° salário é essencial para a construção de um bom planejamento financeiro, não só para este período, mas para o restante do ano.

O que fazer com o 13° salário?

Esperado  o ano todo pelo trabalhador com registro em carteira, o 13º está garantido pelas leis que regulamentam as relações entre empregado e empregador. Na maioria dos casos, o pagamento desse benefício é realizado em duas parcelas, sendo que a primeira deve acontecer até o último dia do mês de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. 

Traçar um planejamento para esse recebimento é fundamental para começar o ano com as finanças em dia. Se você tem interesse em adotar novos hábitos e cuidar melhor do seu dinheiro, este é um bom momento para dar o pontapé inicial.

De forma geral, existem 3 cenários mais comuns para uso do 13° salário pela população, que são:

  1. Usar para quitar dívidas;
  2. Guardar na Poupança;
  3. Começar a investir.

13° para colocar as contas em dia

Se a sua preocupação é manter uma situação financeira equilibrada, o primeiro passo para alcançar esse objetivo é ficar livre das dívidas. Usar o 13° salário para quitar contas que estão atrasadas é sempre uma boa opção.

Outro elemento que você precisa levar em consideração são as contas que chegam em janeiro. Geralmente, parcelas de IPTU e IPVA começam a ser cobradas logo do começo do ano, além disso tem material escolar, matrículas em escolas ou faculdades, seguro de carro e imóveis, entre outros compromissos que chegam nesta época.

Mesmo quando sua prioridade for o pagamento de dívidas, é preciso levar em conta a possibilidade de separar uma parte do 13° para a construção de um fundo de emergência. Investir uma pequena parte deste recebimento é a porta de entrada para muitas pessoas que se tornam grandes investidoras e com isso conseguem conquistar seus objetivos, como comprar uma casa própria, fazer a viagem dos sonhos ou adquirir um automóvel.

Dessa forma, mesmo que você já esteja contando com o dinheiro para pagar todas suas contas, analise a possibilidade de começar um investimento com uma parte dessa quantia.

Por outro lado, se você está com a situação tranquila e não possui dívidas, vamos mostrar outras opções para fazer com o seu 13° salário.

Poupança não é uma boa ideia

Os principais motivos que levam as pessoas a investirem na poupança são a segurança e a comodidade de não precisar abrir contas em outras Instituições.

O retorno de um investimento realizado na poupança hoje está previsto para 3,68% ao ano, muito abaixo de outros investimentos, seja na renda fixa ou na renda variável.

A caderneta possui um rendimento inferior ao da inflação, isso significa que ao deixar o seu dinheiro ali por um tempo, no momento de retirar você terá perdido poder de compra, pois ele não acompanhou o mesmo ritmo dos preços do mercado.

Leia mais: 4 motivos para não investir na poupança nunca mais.

Investir o 13° 

Como dissemos, a poupança não é uma forma de investimento e está mais caracterizada como uma maneira de poupar ou guardar dinheiro. Se você deseja ver seu dinheiro rendendo, é preciso pensar em opções mais vantajosas.

Se você está procurando o que fazer com o 13° salário, o conselho é considerar alguns investimentos, pois podem fazer seu pagamento render de forma significativa.

Veja 3 exemplos de investimentos melhores que a poupança para aplicar seu 13° e garantir ótimos resultados:

Tesouro direto

Funciona como se fosse um empréstimo para o Governo Federal, que utiliza o recurso para melhorar a infraestrutura do país. O Tesouro Direto faz parte dos investimentos de renda fixa, isso quer dizer que ao aplicar seu dinheiro no Tesouro pré-fixado, você consegue saber antecipadamente quanto vai receber de volta quando acabar o investimento.

Se você está pensando sobre o que fazer com o 13° salário e procura uma forma de começar uma carteira de investimentos, de maneira segura e simples, o Tesouro Direto é uma boa possibilidade.

CDB e LCA: investindo em bancos

O CDB e a LCA  funcionam de uma forma parecida ao Tesouro Direto, entretanto os responsáveis por estes títulos de renda fixa são instituições bancárias. Além de ser mais rentável que a Poupança, o seu investimento é assegurado pelo Fundo Garantidor de Créditos, o FGC. Saiba mais sobre esses investimentos.

Bolsa de Valores

Muitas pessoas acreditam que, para realizar investimentos na Bolsa de Valores, é necessário percorrer um caminho complicado e cheio de riscos. No entanto, é possível acabar com esse mito e investir em ações de forma simples e sem abrir mão da segurança.

Investir em ações na Bolsa de Valores se tornou uma opção interessante para quem deseja alcançar sonhos maiores e conseguir melhores rendimentos. Acompanhando o movimento do mercado, é possível comprar ou vender ações de empresas presentes na Bolsa e colher o fruto dessas transações.

Mas atenção: investir na Bolsa de Valores é ideal para quem já tem experiência no mundo dos investimentos por ser uma categoria com alto risco, ou seja, ter um perfil de investimento arrojado e ser tolerante a riscos. Se você pretende agir com segurança e garantir um patrimônio inicial, é recomendado que você comece com CDBs ou LCAs, por exemplo.

Defina agora o que fazer com o 13° salário

Você já parou para pensar quanto teria rendido a remuneração extra do ano passado se tivesse investido em opções mais rentáveis? Esse é um bom ponto de partida para guiar sua escolha sobre o que fazer com o 13° salário.

Investimentos que antes eram considerados inacessíveis, hoje estão disponíveis a um clique. Na BPD, você tem acesso a estes investimentos de uma forma simples e clara, investindo apenas R$ 100,00. Visite nossa área de investimentos e conheça-nos! 

Artigos semelhantes

Lorem ipsum dolor sit amet