Voltar para o ínicio
como declarar CDB - como declarar LCA - CDB e LCA - IR- Imposto de renda

Como declarar CDB e LCA no Imposto de Renda

  • Educação Financeira
  • 13, abril 2022
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

Você tem pensado em fazer investimentos em títulos de Certificado de Depósito Bancário (CDB) ou em Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)? Então é importante saber que investimentos precisam ser declarados no IR e como declarar CDB e LCA.

Para quem não sabe, as LCAs são ativos de renda fixa isentos do imposto de renda, pois fomentam os investimentos que são destinados ao setor do agronegócio, a fim de estimular o desenvolvimento da economia.

Diferente dos outros investimentos desse tipo, a LCA chama atenção dos investidores, porque tem um benefício fiscal bem importante, que é a isenção de imposto de renda.

Mas não é por que um investimento é isento, que não é preciso declarar, viu? O processo de fazer a declaração de investimentos tem vários detalhes que precisam de muita atenção.

O CDB é um tipo de investimento em que o investidor faz um empréstimo para o banco e a rentabilidade depende do modelo de escolha: prefixado, pós-fixado ou híbrido.

Neste caso, a cobrança do IR acontece no momento do resgate do investimento ou quando a aplicação vence. Então, se você está se questionando sobre como declarar CDB, fique tranquilo, pois não é preciso pagar impostos novamente.

A sua declaração vai depender se ainda está na carteira do investidor ou se já foi resgatado. Quer saber quais são as informações que você precisará para fazer a declaração? Continue a leitura!

Informações necessárias para declaração

Para você saber como declarar CDB e LCA no imposto de renda, você precisa ter o seu informe de rendimentos em mãos, que é um documento enviado pela instituição financeira onde você fez aplicações. 

Nele, terão informações sobre quais rendimentos são isentos e quais estão sujeitos à tributação exclusiva, que é o caso do CDB. Esse informe mostrará os saldos que você precisa colocar na sua declaração e também qual foi o rendimento líquido gerado.

Como declarar CBD no IR

Se você quer ou vai investir em títulos de Certificado de Depósito Bancário, é importante saber como declarar CDB no seu imposto de renda, pois isso é feito de maneira diferente para os investimentos que terminaram ao longo do ano.

Passo a Passo

Agora vamos te ensinar como declarar CDB. Caso tenha resgatado o seu título de CDB ou se o prazo tenha vencido no ano anterior, você precisará fazer da seguinte forma:

  • Acesse o programa da Receita Federal e procure por “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva” no menu à esquerda;
  • Clique em “Novo”;
  • Após, escolha o “Tipo de Rendimento” de código “06 – Rendimentos de aplicações financeiras”. Na próxima tela, selecione o “Tipo de Beneficiário” que é o titular. Se você declara dependentes também precisará preencher;
  • No campo do “Beneficiário” coloque o seu “CPF”, o “CNPJ da Fonte Pagadora” e o “Nome da Fonte Pagadora”. Consulte seu informe de rendimentos e preencha o próximo campo que se chama “Valor”;
  • Na parte de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva” terá o valor do rendimento líquido de cada CDB. Preencha esse valor e finalize clicando em OK.

Seus investimentos são considerados como um patrimônio, então na hora de declarar seu IR, você precisará colocar o saldo que tinha investido no CDB no último dia do ano anterior. Aprenda como declarar CDB:

  • Abra a ficha “Bens e Direitos”;
  • Selecione o grupo “04 – Aplicações e investimentos” e depois o código “02 – Títulos públicos e privados sujeitos a tributação” e clique em “novo”;
  • Informe o valor do seu investimento do ano anterior;
  • Preencha o campo com o CNPJ da instituição financeira onde você fez o investimento. Na parte de discriminação, informe o nome da instituição financeira, número da conta, se a conta for conjunta, insira o nome e CPF do cotitular/CNPJ da pessoa jurídica emissora.

Como declarar LCA no IR 

As LCAs são ativos de renda fixa e, além da isenção de imposto de renda, também não há cobrança de IOF.

No entanto, se investir em LCA, você precisa incluir na sua declaração. Aprenda a fazer.  

Passo a Passo

Para declarar saldos de LCA:

  • Clique no item “Bens e Direitos”;
  • Selecione o grupo “04 – Aplicações e Investimentos”;
  • Escolha o código “03 – Títulos isentos de tributação”;
  • Insira o CNPJ da instituição financeira em que o investimento foi realizado (coloque o nome da instituição no campo correspondente ou no campo ” Discriminação”);
  • Agora preencha os respectivos saldos nos campos “Valor em 31/12/20” e “Valor em 31/12/21”.

Para declarar rendimentos de LCA:

  • Selecione “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”;
  • Escolha o item “12 – Rendimentos de cadernetas de poupança, letras hipotecárias, letras de créditos do agronegócio imobiliário (LCA e LCI) e certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRA e CRI)”;
  • Insira o CNPJ e o nome da fonte pagadora;
  • Informe o valor de rendimento do título ao longo do ano.

Se você está começando a aprender sobre o mercado financeiro, leia o nosso texto e entenda também como declarar investimentos no Imposto de Renda!

Artigos semelhantes

Lorem ipsum dolor sit amet