Caso você esteja querendo investir ou começou agora a atuar no mercado financeiro, com certeza já percebeu que há muitos fatores que influenciam na rentabilidade de um ativo e eles podem ser tanto nacionais como internacionais.
Neste texto nós iremos te explicar como a variação do dólar pode afetar os investimentos e impactar o retorno para o seu bolso. Além disso, vamos falar sobre o que causa essa oscilação e também te dar algumas dicas para usar isso a seu favor.
Provavelmente você deve saber que uma das causas de aumento ou diminuição do preço de algo é uma regra geral do mercado, a lei de demanda e oferta. Quanto maior a demanda, mais caro um produto fica. Quanto maior a oferta, o preço tende a diminuir.
Essa regrinha também se aplica à variação do dólar. Mas como se controla a quantidade da moeda norte-americana aqui no Brasil? Bom, algumas questões podem afetar o preço em relação ao real. São elas:
Até aqui você entendeu o que é a variação do dólar e como ela funciona, agora é hora de compreender como essa oscilação pode afetar os mais diversos tipos de investimento, podendo causar ganhos ou perdas.
Algumas aplicações disponíveis na Bolsa de Valores do Brasil sofrem direta ou indiretamente com o aumento ou a diminuição da cotação do dólar, fazendo com que haja uma maior rentabilidade em caso de alta e, consequentemente, menos rendimentos havendo baixa.
Títulos de Renda Fixa, por exemplo, podem sofrer instabilidade a depender do valor do dólar em relação ao real, já que, caso a moeda estadunidense esteja muito baixa, a nossa inflação tende a acompanhar e diminuir.
Isso faz com que alguns tipos de investimento tenham menos rentabilidade, como é o caso das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Certificado de Depósito Bancário (CDB).
Mas caso essa negativa variação do dólar tenha sido causada por uma taxa de juros elevada, essas aplicações serão beneficiadas com rendimentos maiores. Uma forma de você não ser afetado por essa oscilação é optar por investimentos prefixados.
Esse tipo de ativo retorna sempre o mesmo rendimento, sem oscilação, ou seja, você saberá exatamente quanto terá de retorno ao vencimento da aplicação. É mais seguro, porém, você não receberá a mais caso o dólar suba. Por isso estude bem o mercado e escolha aplicações de acordo com seus objetivos e seu perfil de investidor.
O primeiro passo aqui é estudar bem e entender os movimentos que ocorrem no cenário do Brasil, dos Estados Unidos e do mundo, pois fazendo esse acompanhamento, você conseguirá analisar qual a melhor escolha para seu bolso.
Caso queira usar a variação do dólar a seu favor, podendo garantir rentabilidades superiores, saiba que existem algumas opções disponíveis no mercado financeiro aqui do nosso país.
Pela Bolsa de Valores, é possível investir, por exemplo, em uma empresa exportadora e, caso a cotação do dólar esteja elevada em relação ao real, você consequentemente será beneficiado, com uma rentabilidade maior nas ações que investiu.
Uma dica importante é diversificar sua carteira, aplicando parcialmente seu dinheiro em ativos que são afetados pela variação do dólar, assim, você terá uma bonificação em caso de alta da moeda e, ao mesmo tempo, estará investindo em títulos que não sofrerão com a queda da cotação.
Como você pode ver, a variação do dólar pode impactar nosso cotidiano em diversos pontos e, obviamente, isso não seria diferente quando se trata de investimentos, principalmente em um mundo tão globalizado como é o atual.
Por isso estude, acompanhe o cenário nacional e internacional, conheça bem todos os detalhes de cada tipo de ativo e escolha aqueles que se adequam ao seu perfil de investidor e com o que você definiu como meta.
Continue seus estudos com a gente e saiba mais sobre O que é IGP-M e como ele pode afetar os investimentos.
Lorem ipsum dolor sit amet
O orçamento familiar é uma ferramenta financeira que permite às famílias controlarem seus gastos e economizar dinheiro. Com um orçamento é possível equilibrar as receitas e as despesas mensais, evitando […]
O CDI é uma das siglas mais famosas e importantes do mercado financeiro, principalmente para quem investe em renda fixa. Por isso, é necessário entender o que essa sigla significa, […]
Se tornar estável financeiramente é algo que muitas pessoas desejam alcançar. Para conseguir chegar lá, é preciso tomar diversos cuidados para garantir uma boa saúde financeira. Gastos excessivos e desnecessários […]