Voltar para o ínicio

Black Friday 2020: investir ou comprar?

  • Educação Financeira
  • 25, novembro 2020
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

A Black Friday 2020 está chegando. Ainda que empresas ofereçam pequenos descontos e ações ao longo de todo novembro, a data oficial do movimento será no dia 27, última sexta-feira do mês. E, como no Brasil a Black Friday não tem tanto peso como no país de origem, Estados Unidos, muitas pessoas se questionam se vale a pena comprar ou guardar dinheiro nessa época do ano. 

O fato é que existem, sim, boas oportunidades de compra durante a Black Friday brasileira, assim como armadilhas. Mas a ideia de escolher entre investir ou comprar, pode ser totalmente eliminada das suas possibilidades. Isso porque, ao cuidar bem do seu dinheiro, você não precisa escolher entre uma coisa ou outra.

Continue lendo e descubra como chegar nesse estágio com segurança e saúde financeira.

A Black Friday

A Black Friday pode oferecer oportunidades realmente boas para adquirir produtos mais baratos. Mas, antes de tudo, é preciso avaliar a relação necessidade x desejo. Comprar um produto apenas porque está nomeado como “imperdível” e não porque você realmente precisa, não é o caminho da saúde financeira. 

Sendo assim, se não houver a necessidade ou urgência em adquirir o produto, você pode esperar mais um pouco, juntar mais dinheiro e comprar à vista, com um abatimento ainda maior. 

Melhor que isso, imagine investir dinheiro e comprar o que você deseja com os rendimentos? Se você ainda não investe, essa pode ser uma boa opção para aproveitar com mais liberdade a Black Friday do ano que vem, além de outras ofertas ao longo do ano, claro. 

Dicas para aproveitar bem a Black Friday

1 – Compre apenas o que precisa

A questão aqui é avaliar necessidades e desejos. Se você precisa de algum produto e não pode virar o ano sem ele e, além de tudo, guardou dinheiro para isso, não se prive. Faça a sua compra com a consciência limpa. Agora, se você pretende visitar sites diversos na Black Friday, sem pretensão específica, cair em ciladas será mais provável. Isso porque os preços “imbatíveis” podem atuar como impulsos para adquirir algo que você não precisa nesse momento.

2 – Compre à vista

Reeduque-se e adote práticas do consumo consciente. Uma delas é a recomendação por compras à vista. Lembra da história do desejo x necessidade? Quando você paga à vista, as chances de que consiga ter mais controle sobre os gastos aumentam. Assim, o seu foco irá primeiro para as necessidades.

3 – Pesquise antes de comprar

Com a lista das necessidades, faça uma pesquisa para encontrar as lojas que têm as melhores ofertas. Foque na sua lista para não ser influenciado pelas campanhas que encontrará ao navegar pelos sites. Além disso, se você encontrar lojas online, cujo nome é desconhecido para você, pesquise muito as referências, possíveis reclamações e comentários de outros consumidores. 

4 – Reflita sobre gastar e investir

Observe a lista de produtos que você deseja comprar. Se, mesmo após ter lido o que explicamos até aqui, a sua listagem contenha itens supérfluos, considere reverter o dinheiro que você gastaria para aplicações financeiras. Diferente de apenas guardar o dinheiro, investir fará você ter lucros reais, independente do quanto você pretende aplicar. 

É melhor investir ao invés de gastar?

O impulso de gastar na Black Friday é alto, especialmente porque temos uma tendência natural de comprar o que não precisamos. Mas, e se entre gastar ou investir você opte pela segunda opção?

O fato é: compras por impulso que você evita fazer hoje podem representar melhorias no seu amanhã. Pessoas que possuem educação financeira e sabem investir com disciplina, conseguem ver seu dinheiro se multiplicar. Com isso, as compras no futuro – inclusive em outros anos de Black Friday – podem ser mais tranquilas. 

Resumindo: comprar ou investir na Black Friday?

A resposta é simples: se você tem uma necessidade e dinheiro reservado para saná-la, a Black Friday pode ser, sim, uma boa alternativa. Nos casos de itens de desejo, a mesma coisa. Se você guardou dinheiro para isso, não se prive. A ideia não é reduzir o seu poder de compra, é aumentá-lo com práticas inteligentes

Se você chegou até aqui e está considerando investir, veja as oportunidades da Black Week da BPD Investimentos:

Oportunidades Black Week da BPD Investimentos

Gostou desse conteúdo? Espero que tenhamos ajudado você a escolher o melhor caminho, de acordo com o seu perfil e situação financeira atual. Conte com a BPD para sempre se informar sobre o mercado financeiro e investimentos. 

Artigos semelhantes

Lorem ipsum dolor sit amet