Você sabia que entender como calcular a rentabilidade, pode te ajudar a fazer análises de oportunidades de investimentos? Além disso, poderá te auxiliar a escolher qual a melhor opção para aumentar seu capital de maneira rápida.
Para quem não entende muito bem do assunto, a rentabilidade nada mais é do que o retorno sobre a aplicação feita. Ou seja, é o lucro sobre o capital que você investiu em algum ativo financeiro.
Desta forma, é um dos fatores essenciais na hora de escolher um investimento. Quer entender mais sobre o assunto e saber como calcular a rentabilidade? Continue a leitura.
Para saber como calcular a rentabilidade, primeiro você precisa entender que existem dois principais tipos de rendimento, o prefixado e o pós-fixado. Nos dois casos uma taxa ou índice financeiro é utilizado como referência de cálculo.
No título prefixado (renda fixa), o investidor já saberá o valor bruto da rentabilidade no início da aplicação. Por exemplo, se você investiu R$1000,00reais com taxa fixa de 10% ao ano, terá como valor final R$ 1100,00 após 12 meses.
Já no pós-fixado (ou renda variável), o ganho final poderá mudar, já que o indexador ao qual o ativo está atrelado pode oscilar durante o período investido. Neste caso, você receberá um percentual deste índice (110% do CDI, por exemplo).
Nos investimentos em renda fixa, há cobrança de IOF quando o valor aplicado é resgatado em menos de 30 dias.
A alíquota varia entre 96%, para resgates feitos no primeiro dia após a aplicação, e 0%, para saques feitos a partir do trigésimo dia.
Fique atento que alguns títulos de renda fixa incidem I.R. no rendimento conforme o prazo de permanência do investimento. A alíquota do imposto de renda segue a regra da tabela regressiva do imposto de renda para investimento em renda fixa.
Na BDP você encontra ótimas taxas de rentabilidade para seus investimentos, seja para os títulos prefixados ou para os pós-fixados. Aqui a taxa para CDB é de 115% do CDI e para LCA é de 106% do CDI.
*Lembrando que as taxas estão sujeitas à alterações.
Agora que você já entendeu como calcular a rentabilidade,saiba avaliar se a sua taxa está boa, para isso, basta compará-la com o retorno de outros investimentos, com os riscos e a volatilidade similares.
Outra maneira de acompanhar seu rendimento é pelo benchmark, uma prática que tem como papel oferecer uma referência para saber se as aplicações estão indo bem ou não.
Ele utiliza como parâmetro uma taxa representativa da rentabilidade média do segmento das aplicações e serve também como um parâmetro comparativo da sua rentabilidade real, para que você saiba se fez um bom investimento.
Você já aprendeu a como calcular a rentabilidade e como avaliar seus resultados, então agora é o momento de conhecer os índices de rentabilidade do mercado financeiro.
Eles são indicadores de desempenho de ativos financeiros e funcionam como termômetros para que você consiga acompanhar as condições do mercado. Confira abaixo os principais índices:
O interesse no mercado financeiro vem crescendo a cada ano e é importante saber que investir não é um bicho de sete cabeças. Aos poucos você conseguirá entender todos os detalhes e poderá se sentir mais seguro para fazer um investimento.
Se você está querendo aplicar, mas está sem grana, saiba onde investir em títulos de renda fixa com pouco dinheiro.
Lorem ipsum dolor sit amet
O orçamento familiar é uma ferramenta financeira que permite às famílias controlarem seus gastos e economizar dinheiro. Com um orçamento é possível equilibrar as receitas e as despesas mensais, evitando […]
O CDI é uma das siglas mais famosas e importantes do mercado financeiro, principalmente para quem investe em renda fixa. Por isso, é necessário entender o que essa sigla significa, […]
Se tornar estável financeiramente é algo que muitas pessoas desejam alcançar. Para conseguir chegar lá, é preciso tomar diversos cuidados para garantir uma boa saúde financeira. Gastos excessivos e desnecessários […]