Você tem interesse em fazer investimentos, mas não sabe por onde começar? O primeiro passo para aplicar dinheiro e ter um bom rendimento, é se informar e entender o mundo do mercado financeiro. A BPD separou 6 dicas de investimentos para iniciantes, para que você consiga entender quais opções existem e como realizar as aplicações para obter retorno financeiro. Para tirar todas as suas dúvidas sobre como investir, continue a leitura!
Para saber qual é o seu perfil de investidor, é preciso fazer uma análise, com algumas questões, para entender quais são as suas características em relação aos investimentos e aos riscos que eles envolvem, para então encontrar o mais adequado para você. Esse passo está ligado com a sua personalidade e também com os seus objetivos.
Encontrar o perfil de investidor certo poderá fazer toda a diferença nos resultados e no sucesso das suas aplicações financeiras. Por isso, essa é a dica de investimento para iniciantes mais importante que a BPD pode te dar hoje, pois a maneira que você lida com acontecimentos pode determinar o seu perfil de investidor, por exemplo.
Existem três categorias de perfil investidor: o conservador, o moderado e o agressivo, que também pode ser chamado de arrojado. Cada categoria é definida de acordo com a tolerância aos riscos, por parte do investidor. Será avaliada a sua situação financeira, ou seja, qual é a sua renda e patrimônio, a sua idade, conhecimento sobre o mercado e os seus objetivos.
O perfil conservador é aquele que prioriza a segurança nas aplicações, busca sempre preservar seus bens e procura por aplicações de baixo risco. A dica de investimento para iniciantes que a BPD indica, é começar com tesouro direto, CDB, LC, LCI/LCA ou fundos de renda fixa.
Esse é aquele tipo de investidor que tem como característica a versatilidade e, mesmo gostando de segurança, tolera riscos de longo prazo. Ele opta por investimentos que são mais arriscados, sabendo aproveitar melhor as aplicações, pois possui mais conhecimento de mercado.
Seu patrimônio está em crescimento, o que possibilita diversificação em prazos, por isso, esse é o perfil de investidor que procura pela segurança da renda fixa, mas que também faz aplicações em renda variável, para obter retornos acima da média do mercado.
Esse é o investidor que se arrisca e aproveita os lucros mais altos a longo prazo. É o perfil que deseja aumentar seu patrimônio, a fim de cumprir seus objetivos de vida e também se aposentar mais cedo e viver da renda das aplicações. A dica de investimento para iniciantes, que se enquadram neste perfil, é ter uma reserva de emergência.
O agressivo tem mais experiência e conhecimento no mercado financeiro e busca ter boa rentabilidade, com estratégias para obter maior retorno. Além disso, ele tem preferência em aplicar seus recursos nas ações de empresas que oferecem maior probabilidade de retorno. Após descobrir qual o seu perfil, você precisará definir quais são os seus planos.
Essa é uma das 6 dicas de investimentos para iniciantes mais importantes: ter seus objetivos bem definidos. Você terá que saber o que deseja realizar com o dinheiro poupado, como por exemplo:
Após definir os seus objetivos, será necessário selecionar, pelo menos, cinco deles e separar em categorias de curto, médio e longo prazos. Esse período de conclusão é o que vai te ajudar a manter o seu foco com seus investimentos.
Para quem está começando a investir, existe outra dica de investimento para iniciantes essencial, que é ter um bom planejamento financeiro, pois ele te ajudará a entender todos os seus gastos e a saber o quanto é possível aplicar a cada mês, sem prejudicar suas finanças.
Se você deseja se tornar um investidor de sucesso, essa é a dica de investimento mais difícil de seguir, porém é a que vai te trazer muitas vantagens a longo prazo. Sem a disciplina e a paciência, você não terá o retorno financeiro que quer. Lembre-se de sempre:
A dica de investimento para iniciantes que não poderíamos deixar de compartilhar é sobre a diversificação. Não tenha medo de investir em mais de um lugar, o ideal é diversificar sua carteira de investimentos, para não depender de apenas um título e ter uma boa rentabilidade, a fim de você conseguir alcançar cada vez mais segurança na hora de fazer suas aplicações.
Decidiu investir e não sabe por onde começar? Calma, a dica de investimento para iniciantes é fazer aplicações em renda fixa, pois eles te deixarão numa zona de conforto maior, para entender e conhecer mais sobre o mercado financeiro. Você pode optar por: CDB, LCI, LCA, LC, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários e Ações .
Gostou das dicas de investimentos para iniciantes e quer entender mais sobre esse assunto? Confira o nosso texto: Taxas que você deve conhecer antes de começar a investir
Lorem ipsum dolor sit amet
O orçamento familiar é uma ferramenta financeira que permite às famílias controlarem seus gastos e economizar dinheiro. Com um orçamento é possível equilibrar as receitas e as despesas mensais, evitando […]
O CDI é uma das siglas mais famosas e importantes do mercado financeiro, principalmente para quem investe em renda fixa. Por isso, é necessário entender o que essa sigla significa, […]
Se tornar estável financeiramente é algo que muitas pessoas desejam alcançar. Para conseguir chegar lá, é preciso tomar diversos cuidados para garantir uma boa saúde financeira. Gastos excessivos e desnecessários […]